Por que prefiro o CRELLO ao Canva

Sempre debates entre qual o melhor software gera intermináveis debates. Por isso, o melhor software (aplicativo, ferramenta, etc...) é o que mais se molda as necessidades do usuário.

Há muito tempo, utilizo softwares gráficos.

Mesmo com algumas limitações, realmente, os editores de imagem online são ótimas opções para trabalhar com edição gráfica sem a necessidade de instalar um software; e ainda contam com layout e muitas outras artes prontas para serem utilizadas.

São várias as opções de editores de imagem online, entre eles: o Canva, o CRELLO e o Adobe Spark.

Fiz uns testes com o DesignBold e, também, com o Desygner. Achei, este último semelhante ao CRELLO. ambos são boas opções de editores gráficos online, sendo que exportam imagem com transparência no formato .png - como o CRELLO, enquanto o Canva disponibiliza este recurso, somente, na versão paga.

Tenho mais tempo de uso foi com softwares gráficos instalados em um PC. Recentemente, é que aderi ao uso dos aplicativos online.

Neste post, pretendo relatar a minha experiência e preferência entre dois editores de imagem online mais populares: Canva e CRELLO, baseado no que cada um atende meu tipo de uso.

Qual é o melhor editor de imagem online

Realmente, os dois aplicativos agilizam muito o processo criativo. Mas por alguns em aspectos, acabei gostando mais do CRELLO.

A organização dos arquivos no CRELLO é mais bem planejado, facilitando a busca por temas dentro deste aplicativo.

Home Page do CRELLO

Área de trabalho e organização do CRELLO

Infelizmente, o Canva não é tem uma organização tão eficaz quanto o CRELLO.

Outro aspecto, é a exportação com transparência no Canva, que só tem esta função a versão paga, diferentemente dos aplicativos mencionados nesse post.

Mas, com relação a quantidades de layouts, modelos, shapes  e outras artes, o Canva é praticamente imbatível. Sendo, que ele, o DesignBold e o Adobe Spark tem layouts para infográfico, algo que o CRELLO não tem - é preciso fazer toda a criação manualmente.

Os dois editores de imagem, permitem o compartilhamento dos arquivos para redes sociais, blogs, etc... Mas, no  CRELLO, o código html de um arquivo não compatível com o Blogger. Em um testes que fiz no Medium para usar o compartilhamento de arquivos o Canva se saiu melhor.

Recentemente, o Canva lançou a versão 2.0, com várias novidades.

Características do CRELLO


Algumas características que venho notando no CRELLO:
  • Ele tem um sistema de organização dos arquivos bem interessante, divididos em categorias e com a possibilidade de criar pastas.
  • Ele redimensiona os arquivos. A troca também pode ser feita durante a exportação da imagem.
  • Ele não exporta a transparência na incorporação da imagem, porque ele nativamente não trabalha com fundo transparente na área de trabalho. Por exemplo, o Google Desenho utiliza transparência em sua área de trabalho.
O CRELLO, Canva e DesignBold trabalham, parcialmente, com desenho vetorial, em algumas formas disponibilizadas em cada aplicativo. Estes editores de desenho online, também, não trabalham com tabelas, exceto o Google Desenho, que é um aplicativos de desenho vetorial.


Comparação entre a versão gratuita do CRELLO e Canva


Crello
Canva
Vetor
Exportação em transparência
 
Redimensionamento de figuras
 
 
Tabela
 
 
Organização dos arquivos
 
  
Layout de Infográfico
Área de de trabalho
Camadas
Versão para sistemas móveis
 
Bloqueio de figuras e camadas
 
Duplicação de arquivos
 
Compartilhamento de arquivos
 
Anotação no arquivo
 
 
Redimensionamento personalizado
 
 
Tabela
 
 

Os dois são aplicativos muito interessantes, assim como os outros editores de imagem online. Por isso, é importante considerar o uso e o perfil de cada usuário.

O Canva tem ótimos recursos, tem uma grande quantidade de layouts, artes e é o mais popular aplicativo para edição de imagem online. Mas, a escolha pelo CRELLO acabou sendo mais interessante, por certas características, que pesaram na minha escolha, como: organização dos arquivos, exportação em transparência e redimensionamento automático de figuras.

Mas isso, não significa abandonar o Canva e outros editores de imagem online, como alternativas para determinado projeto.

Imagens e vídeos: CRELLO Media Kit

Postagens mais visitadas deste blog

Como conectar um feed RSS ao Pinterest

Como fazer vídeo online e sem aparecer