Editores de imagem online

Com o passar do tempo, os softwares editores de imagem foram sendo sofisticados, deixando de serem usados em PCs e terem versões para os smartphones. Há dois tipos destes softwares:
  • Editores de Imagem, com o famoso Photoshop.
  • Desenho Vetorial, com opções como o Illustrator, Corel Draw.
A empresa Adobe, dona de softwares como Photoshop, Illustrator, InDesign, Premiere, entre outros acabou se tornando a referência e principal influenciadora neste mercado de mídia.

Os desenvolvedores de software livre, desenvolveram soluções seguindo o modelo da Adobe:
  • Editor de imagem: Adobe Photoshop, similar de código livre: Gimp
  • Editor de desenho vetorial: Adobe Illustrator, similar de código livre: Inkscape
  • Editor de página: Adobe InDesign, similar de código livre: Scribus
Todos eles trabalhando, em geral para a finalização do trabalho ser feita em no editor de página.

Mas o tempo passou... Outros editores de imagem foram surgindo e os meios de publicações foram se surgindo.

Hoje, a evolução da Internet, das redes sociais, dos smartphones, tablets, computação nas nuvens, etc... impactou os editores de imagem. Há muitas opções de editores de imagem, que trabalham online, tanto nos PCs como em smartphonestablets, e ainda conseguem agregar a edição de imagem, a vetorização e paginação.

Assim, os editores de imagem passaram a ser ferramentas importantes para a produção e divulgação de conteúdos, marcas em redes sociais, sites, etc... para atingir um público.

Existem várias opções opções de editores de imagem online, mas é preciso ficar atento as necessidades de cada usuário. É importante considerar, aspectos como:
  • exportar imagens com fundo transparente;
  • redimensionamento de imagem;
  • trabalhar tanto no PC quanto em um smartphones e/ou tablets, etc.
Sem dúvida, o Canva é o mais popular. Atualmente na versão 2.0 está com ótimas novidades, tal como compartilhar uma arte direito para uma rede social.



Veja abaixo um exemplo de aula gratuita sobre o Canva.

Aula grátis sobre o Canva

O Crello é um outro editor de imagem, que exporta artes em formato .png mantendo a transparência, algo que o Canva não faz - exportar com transparência na versão gratuita.


A Adobe, não poderia faltar e lançou Adobe Spark, que também edita animações no estilo Prezi e Powtoon.

Enquanto o Canva e o Adobe Spark tem versão do aplicativo para smartphone, o Crello não tem.

Outras opções:

Também, o Google Draw ou Google Desenho, que faz parte do Google Drive é uma ferramenta de edição de imagem. Ele tem mais características de um software de desenho vetorial. Não conta com as galerias destes outros aplicativos, mas é muito versátil, exporta com transparência em .png e permite incorporar seus arquivos em várias plataformas de sites e/ou blogs.

Análise

O CANVA é o mais popular dentre este editores de imagem online. Ele tem uma grande aceitação entre pessoas que trabalham com o marketing digital, por conta de suas funções abrangerem muitas necessidades de trabalho nesta área.

Leitura recomendada:
Fontes:

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer vídeo online e sem aparecer